quinta-feira, 2 de maio de 2019

Equipe litúrgica do Caminhando prepara Missa especial

FOTOS: SONIA CAVALCANTE
Padre Éverton e Padre Altino na Missa Campal do Caminhando com Maria


Fátima Rota colabora com a Liturgia do Caminhando com Maria desde 2012

TEXTO: LUANA MARIANO

Ocorreu na tarde do dia 1º de maio, no estacionamento da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, a missa após a caminhada da 16ª edição do Caminhando com Maria. A missa foi presidida pelo Padre Éverton Aparecido da Silva e contou com a presença de mais seis padres da Diocese de Presidente Prudente juntamente com o Frei Zeca, que conduziu o povo durante a caminhada que saiu da Catedral e seguiu para o local da missa.

A liturgia da missa do Caminhando com Maria começou a ser planejada em outubro de 2018, tendo em consideração que é uma missa Mariana e todas as leituras seriam voltadas à Maria como mãe, mulher e serva de Deus. A realização de uma missa como esta, que não foi dentro da igreja, envolve grupos de pessoas que são responsáveis pela liturgia, coral, estrutura e organização dos ministros, coroinhas e acólitos.

Higor Eduardo é seminarista e faz estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. Ele explica qual a função do seminarista dentro da organização da missa. “Para todas as missas, é preciso chegar antes, orientar, verificar, encaminhar, se for preciso mudar, saber conversar, cada qual na sua função, mas que todos tenham uma harmonia. Dentro de cada celebração tem sua particularidade, sempre estar em contato com a secretaria paroquial e com o padre.”

A equipe litúrgica desse ano teve o envolvimento do Santuário Nossa Senhora Aparecida, Paróquia Santa Rita de Cássia, a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja e da Catedral de São Sebastião. Fátima Rota, que é do Santuário Nossa Senhora Aparecida, trabalha com a liturgia do evento desde 2012. “Então eu faço com muito amor, muito carinho, até porque eu amo a liturgia. Tem que ter ali a presença, a responsabilidade, o carinho, a organização e seguir o que a Igreja manda e orienta junto com os nossos padres, junto com o senhor bispo que tem todo esse direcionamento.” 

Também responsável pela liturgia, o Padre Altino Brambilla juntamente com o bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos, ficaram responsáveis pela escolha das leituras. “Toda a liturgia foi pensada assim em colocar Maria não no centro, porque o centro é Jesus, mas Maria que nos leva a Jesus Cristo. ”, explica o padre.

Com um diferencial das outras edições, este ano a missa foi realizada no estacionamento da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, que é comandada pelo Padre Éverton. Por ser uma missa campal, alguns cuidados tiveram que ser tomados para que tudo ocorresse da melhor forma, foram muitas reuniões e planejamento.

“O lema da nossa paróquia é ‘A mãe da Igreja te acolhe sempre de braços abertos’, então com nossas lideranças, agentes de pastorais, movimentos e serviços da nossa comunidade, procuramos fazer o melhor possível para que todos se sentissem bem acolhidos aqui na Paróquia Mãe da Igreja para o encerramento dessa caminhada, e ao mesmo tempo a acolhida da Virgem Maria em nossa comunidade paroquial”, relata Padre Éverton, após a celebração da santa missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.