sábado, 27 de abril de 2013

Padre que fará translado de Nossa Senhora é da região

O Missionário Redentorista, José Inácio Medeiros, nasceu em Pirapozinho; família do pároco está orgulhosa com a missão dele, que vai acompanhar a imagem peregrina oficial durante os quatro dias do 10º Caminhando com Maria em Presidente Prudente

Imagem Peregrina Oficial de Nossa Senhora Aparecida, que estará de 28 de abril a 1º de maio em Presidente Prudente, participando do 10º Caminhando com Maria

Elis Mungo

             Se muitos jovens acham cedo demais escolher o que vai fazer por toda vida aos 18 anos, imagine você decidir o que quer ser aos 12 anos de idade? Foi o que aconteceu com o Padre José Inácio de Medeiros.
            Nascido aos 16 de junho de 1956, na fazenda Nossa Senhora da Penha, município de Pirapozinho (SP), é o sexto irmão de uma família de oito filhos do casal João Inácio Medeiros e Maria Ferrari. Depois de cursar os primeiros anos do ensino fundamental, entrou para o Seminário Redentorista no dia 8 de fevereiro de 1968, passando por todas as etapas formativas da Província Redentorista de São Paulo.
            A irmã dele, Sebastiana Medeiros Peixoto, conta que quando Padre Inácio saiu de casa com o pai rumo a cidade de Presidente Prudente para pegar o trem, a mãe deles chorava muito. “Apesar de toda saudade e sofrimento no início, meus pais sempre o apoiaram, e eu sempre via minha mãe rezando para que ele nunca desistisse de ser padre”, relembra.
            No dia 2 de fevereiro de 1980 professou na Congregação Redentorista, após fazer o ano de noviciado na cidade de São João da Boa Vista (SP), sua profissão perpétua durante celebração eucarística realizada no Santuário Nacional no dia 23 de julho de 1983.
            Depois de concluir os estudos teológicos, assumiu o diaconato no dia 27 de agosto de 1983 e após 16 anos de dedicação e muito estudo, no dia 2 de fevereiro de 1984, ordenou-se sacerdote na cidade de Presidente Prudente (SP), onde reside sua família. A cerimônia de ordenação sacerdotal foi presidida por Dom José Rodrigues (Juazeiro-BA). Participou Dom Agostinho Marochi, bispo diocesano de Presidente Prudente, hoje bispo emérito da cidade.
            Cunhado do Padre Inácio, Julio Peixoto, lembra que a ordenação do padre foi a primeira a ser realizada no Ginásio de Esportes da cidade. “O bispo Dom Agostinho no início não tinha gostado muito da ideia, mas logo acabou cedendo, pois viu que a Catedral iria fica pequena para tanta gente”, explica.
            Apesar de viver muito ocupado, com tantas obrigações e missões, Sebastiana diz que sempre tenta manter contato com o irmão, seja por telefone, email ou pelas redes sociais. “Nossa família convive muito bem, por isso, quando ele vem para Prudente, procuramos nos reunir para matar a saudade”.
            O sobrinho e afilhado do padre, Julio Cezar Medeiros Peixoto, não economiza em elogios ao seu padrinho: “o padre Inácio é um exemplo de vida e autoridade dentro da Igreja Católica. Ainda não tive oportunidade de ler as publicações acadêmicas dele, mas reconheço pelas homilias, um estudo muito aprofundado em teologia, além da vivência muito grande daquilo que ele proclama”.
            Padre Inácio é admirado por todos pelo seu bom humor. O tempo que está com a família procura ser bem descontraído, proporcionando momentos de alegria para todos. É conhecido também pelo seu amor, dedicação, e zelo com o próximo. Não é por menos, que por onde passa carrega centenas de amigos.
            Um desses amigos é o monsenhor José Antonio de Lima, pároco na Catedral de São Sebastião. Eles se conheceram há 32 anos, quando padre Inácio veio fazer missões em Indiana (SP). Monsenhor diz que, além de um velho amigo, padre Inácio é um grande sacerdote, comprometido com o evangelho e com o povo. “Ele é muito simples, uma pessoa aberta às realidades que vivemos hoje, aos problemas humanos, uma pessoa realmente que consegue transmitir a mensagem do evangelho”, elogia.
            Adriana Ferreira, sobrinha do Padre Inácio, fala que o enxerga mais como Tio Zé do que padre. “Como tio, ele é muito querido, muito divertido; muito inteligente, você pode falar sobre qualquer assunto com ele, ele é um sábio conselheiro, uma pai, um irmão, um tio de verdade”, relata.
Padre Inácio, Bispo Diocesano Dom Benedito e Monsenhor José Antonio, em 2010, na visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora a Catedral, em comemoração aos 85 anos da paróquia São Sebastião

            Padre Inácio e o 10° Caminhando com Maria
          O Missionário Redentorista, Padre Inácio, tem uma missão importante durante o evento: fazer o translado da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida direto do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
            Mas por que o Padre Inácio? O próprio padre explica que não são todos os párocos que podem fazer a peregrinação. “A peregrinação pode ser feita por qualquer redentorista, sobretudo aqueles que atuam no Santuário Nacional”. Além disso, o padre diz que está vindo com a imagem desta vez pelo fato de ser da região e ser um velho amigo do monsenhor José Antonio.
            História vocacional
      Após sua ordenação, em 1984, Padre Inácio passou a residir na comunidade Redentorista Santa Cruz em Araraquara (SP), trabalhando nas missões populares. Na sequência, passou dois anos em Roma especializando-se em história da Igreja na Universidade Gregoriana, adquirindo o título de mestre.
            Ao retornar para o Brasil, formou a equipe de direção da Rádio Aparecida juntamente com outros dois padres. Foi pároco em duas comunidades, além de diretor da Rádio Sacramento. Já em 1997, retornou à equipe missionária primeiramente em São João da Boa Vista (SP) e depois em Garanhuns (PE). Foi também administrador paroquial.  
            Voltando para a Província de São Paulo, após oito anos como membro da Vice-Província de Recife, assumiu a direção geral da Rádio Aparecida a partir de janeiro de 2006 até 2010. Em 2011, integrou a equipe do Santuário Nacional, assumindo o compromisso de “Prefeito de Igreja”, responsabilizando-se por toda sua pastoral. Em 2012, foi transferido para a Comunidade Redentorista de Araraquara (SP), integrando a equipe dedicada à pregação das Santas Missões.
            Em fins de 2012, foi eleito como Conselheiro Provincial e, depois, no início deste ano, foi escolhido como Vice-Provincial ou Vigário provincial da Província de São Paulo, sendo também membro e coordenador de sua assembleia capitular, integrando ainda o seu secretariado de pastoral e a equipe do CERESP, Centro Redentorista de Espiritualidade.
            Além de todos os trabalhos exercidos pelo Brasil, Padre Inácio tem hoje também alguns livros publicados. Escreve para o Jornal Santuário de Aparecida e tem uma coluna semanal no Portal A12, grava programas para a Rádio Aparecida, onde também atua no Conselho Administrativo.

FOTOS: CEDIDAS
Padre Inácio no jantar de formatura da sua sobrinha Adriana Ferreira, em 1998
Comemoração dos 25 anos de ordenação. Com o cunhado Julio Peixoto e as irmãs Sebastiana Peixoto e Luzia Medeiros
Comemoração dos 25 anos de ordenação. Padre Inácio com sua irmã Margarida Inácio Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.