sábado, 20 de abril de 2013

Legião de Maria presta auxílio à comunidade

FOTOS: MARIANA CHIQUETTO
A atividade característica do movimento é a visitas às famílias, doentes, idosos, ou a hospitais

Mariana Chiquetto

           Quanto tempo da sua vida você dedica a ajudar o próximo? Um grupo de voluntários em Presidente Prudente leva esta tarefa muito a sério, tanto que reserva duas horas semanais na agenda para servir à comunidade. Eles pertencem à Legião de Maria, um movimento iniciado em 1921, em Dublin, na Irlanda, e que chegou a Prudente há 54 anos. Os participantes do movimento são leigos católicos, chamados de legionários, e são todos devotos de Nossa Senhora. A fim de colocar a fé em prática, membros do movimento já confirmaram presença no 10º Caminhando com Maria, evento que será realizado pela Diocese de Presidente Prudente de 28 de abril a 1º de maio. Os legionários levarão um pouco da sua espiritualidade com a oração do terço no dia 28, a partir das 15h, ao recepcionar a chegada da imagem peregrina oficial, no Santuário Nossa Senhora Aparecida.
            Para a legionária Silvana de Sousa, auxiliar os católicos a praticar a fé é um dos objetivos do movimento. “Além de ajudar o próximo, o trabalho também é o caminho para a nossa santificação”, conta. Membro há mais 20 anos, atualmente, Silvana ocupa a presidência da cúria do movimento no Santuário Nossa Senhora Aparecida e explica que as tarefas são baseadas em visitas. “Nossa atividade característica são as visitas às famílias, doentes, idosos, ou a hospitais. Temos, ainda, membros que atuam como catequistas, ministros da eucaristia ou na liturgia”, explica.
Silvana de Sousa conta que o terço é a principal ferramenta do movimento
            Uma vez ao ano, em março, legionários do mundo todo renovam sua consagração à Maria, sendo que cada paróquia e seus membros organizam a própria celebração. “Na ocasião, prometemos fidelidade à Nossa Senhora, pois sabemos que, quem se distancia da mãe, se afasta também do Filho [Jesus]”, afirma.

Uma vez ao ano, os legionários renovam sua consagração a Maria em uma celebração especial
            Na prática
Em Presidente Prudente, mais de 400 pessoas servem na Legião de Maria. Todo o trabalho é feito em duplas e delegado em reuniões semanais, realizadas sempre com a oração do terço – principal ‘arma’ da legião. “Oferecemos atendimento a qualquer pessoa que nos procura, independente da crença ou religião. Vamos até elas para orar, conversar e/ou para auxiliar em tarefas específicas, como o cuidado com os idosos, assistência a doentes, contatos com pessoas marginalizadas. Vale ressaltar que temos em vista apenas o bem espiritual, portanto, não oferecemos ajuda material”, esclarece Silvana.
Quem participa garante que vale a pena, como é o caso da legionária Aparecida Retamiro. Ela atua há 15 anos no movimento e diz que recebe muito mais do que dá. “É muito gratificante fazer parte da Legião de Maria e me sinto mais acolhida do que acolho. É uma oportunidade de poder evangelizar e levar Jesus e Maria à comunidade, sempre em boas companhias”, conta Aparecida.

Aparecida Retamiro atua como voluntária no Legião de Maria há 15 anos
Se para quem participa é bom, para quem é atendido é melhor ainda. É o que garante a aposentada Mirian Garição Sobral de Almeida, de 42 anos. Há três anos ela foi diagnosticada com câncer e, hoje, curada, conta que o apoio da Legião foi fundamental. “Durante todo o tratamento eles se dedicaram a mim, rezaram por mim, me traziam mensagens positivas. Sem contar que recebê-los em casa era sempre uma alegria revigorante”, relata Almeida, que ainda recebe um grupo de legionários em sua casa para a oração do terço. Grande devota de Maria, ela acredita que sua cura veio como uma graça de Nossa Senhora, que atendeu as orações dos legionários. “Passei por muitas coisas nesses três anos, cirurgias complicadas e uma série de dificuldades. Se estou viva até hoje, acredito que é um milagre”, afirma.

Para Mirian Garição Sobral de Almeida, o apoio dos legionários foi fundamental para a cura do câncer
Serviço – A Legião de Maria precisa de mais voluntários, pois o trabalho é grande. Se você se interessou em trabalhar – ou gostaria de receber a visita dos legionários –, procure a secretaria da sua paróquia para mais informações. Você também pode entrar em contato por meio dos telefones 3903-7761 ou 3221-6483. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.