terça-feira, 30 de abril de 2013

Mais de mil fiéis festejam aniversário da Paróquia de São Sebastião

FOTOS: MARIANA CHIQUETTO



Para Dom Benedito é motivo de júbilo comemorar os 88 anos da paróquia com a presença da Imagem Peregrina
Comunidade da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Montalvão
O casal coordenador geral do Caminhando com Maria, Néia e José Reginaldo Ramos
Mariana Chiquetto

Com a presença da Imagem Peregrina Oficial de Nossa Senhora Aparecida e a participação de mais de mil fiéis, o segundo dia de atividades do 10º Caminhando com Maria terminou com a Santa Missa na Catedral de São Sebastião, em clima de muita comemoração e graça. O motivo foi o aniversário de 88 anos da criação da Paróquia de São Sebastião – atual Catedral –, que, felizmente, coincidiu com a data do evento dedicado à Nossa Senhora. Para o bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, “é motivo de júbilo comemorar os 88 anos da paróquia com a presença da Imagem Peregrina”.  
A cerimônia foi presidida por ele e concelebrada pelo monsenhor José Antônio de Lima; pelo Missionário Redentorista, padre Inácio de Medeiros; pelo padre Francisco Dias; e padre Alex João de Santana, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Montalvão, cujos paroquianos foram responsáveis pela preparação da missa. Segundo padre Alex, os cânticos foram todos marianos e as leituras feitas por casais do ECC (Encontro de Casais com Cristo). “Nossa intenção foi exaltar Maria e lembrar o padroeiro da Catedral, São Sebastião”, conta o padre sobre a celebração, muito aclamada pelos católicos presentes.

Padre Alex, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Montalvão
Padre Alex passou com a Imagem Peregrina Oficial de Nossa Senhora Aparecida no meio do povo
Durante a cerimônia, o monsenhor narrou a história da criação da Paróquia de São Sebastião, posteriormente resgatada pelo bispo durante sua homilia. Dom Benedito também ressaltou a visita da Mãe Peregrina, lembrando que sua passagem pela Diocese é motivo para recordarmos Maria e os mistérios da fé.

Monsenhor José Antônio narrou a história da criação da Paróquia de São Sebastião
Muitos devotos de Nossa Senhora têm seguido à risca esta lição de Dom Benedito, como é o caso de Nilda e Marinilda Martins Peruque, mãe e filha, que têm marcado presença nas atividades do 10º Caminhando com Maria. Participantes do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, já confirmaram a presença na caminhada do dia 1º de maio. “Onde Maria está, lá nós estaremos”, garantem.

Nilda e Marinilda Martins Peruque: "Onde Maria está, lá nós estaremos"
            Convite
            A noite foi encerrada por padre Inácio, que anunciou a programação do terceiro dia de atividades do Caminhando com Maria e convidou todo o público presente a continuar prestigiando. “Enchemos a Catedral nas celebrações do período diurno, e lotamos na Paraliturgia, esta tarde, e agora, na missa de encerramento. Vamos repetir este feito amanhã”, convocou entusiasmado.

Para padre Inácio, "quem não gosta de Nossa Senhora bom católico não é"
Aproveitando a oportunidade, anunciou que na Paraliturgia desta terça-feira (30), todos que forem participar podem trazer suas chaves residenciais para bênçãos. Mais uma vez, ele irá celebrar a atividade, que tem como tema o “Encontro de Maria com as Famílias”. “Parafraseando o ditado, ‘quem não gosta de samba, bom sujeito não é’, digo ‘quem não gosta de Nossa Senhora, bom católico não é’. Então vamos participar”!


            
          De Paróquia à Catedral
         A história da atual Catedral de São Sebastião começou em 29 de abril de 1925, quando Dom Carlos Duarte da Costa, então bispo de Botucatu, assinou o decreto de criação da Paróquia de São Sebastião de Presidente Prudente, desmembrada totalmente da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Conceição do Monte Alegre, do bispado de Botucatu. Poucos dias depois, o bispo de Botucatu deu provisão ao primeiro Vigário da Paróquia, o padre José Maria Martinez Sarrion.
         Outra data marcante na criação da Catedral foi o ano de 1936, quando foi lançada a primeira pedra, base fundamental da construção da grande Matriz de São Sebastião. No entanto, foi durante o exercício pastoral do Padre José Rodrigues Amaral que, em 1960, deu-se a criação e instalação da Diocese de Presidente Prudente, com a posse de seu primeiro bispo, Dom José de Aquino Pereira (1960 - 1968). Foi, exatamente em 16 de janeiro de 1960, que a Diocese de Presidente foi criada pela Bula "Cum Venerabilis" do Papa João XXIII.

Fonte: Polianteia Diocesana


FOTOS: RAPHAEL  MARQUEZI







FOTOS: MARINÊS BERALDO











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.