sexta-feira, 22 de abril de 2016

Nossa Senhora do Carmo celebra cinco missas com a presença da Imagem Peregrina

Texto: NÉVELYN SILVA


No lugar dos ramos, lenços decorados. No papel de discípulos, jovens. Uma praça, um círculo, mãos dadas e vários corações unidos por meio de uma só oração. Só faltava a convidada especial. Então, os fogos brilhavam no céu. Era ela. Nossa Senhora Aparecida chegava à Paróquia Nossa Senhora do Carmo a serviço do reino de Deus, na noite de terça-feira, dia 19 de abril de 2016. "Mulher, eis aí teus filhos".

O sol já se escondia quando a missa começou. Do lado de fora uma mesa de som estava montada e um violão descansava ao lado da parede. Sozinhos ou acompanhados pelos amigos, um a um se abaixava, fazia o sinal da cruz e procurava seu lugar para sentar. Era o envio para o Acampamento FAC. Assim como Maria se preparou para dizer “sim” e receber seu filho Jesus, eles se preparavam para a missão de abraçar seus irmãos ainda desconhecidos.

Quando a celebração acabou, o padre, pai da comunidade, guardou a benção final, preferiu esperar até que a família estivesse completa. Chamou todo mundo para caminhar até a praça, no lado externo da igreja. O violão já não estava mais calado e as palavras ganharam tons, notas e ritmos. O sorriso desenhava o rosto de quem cantava "Quero deixar que o seu plano em mim possa se realizar sem limitações". Afinal, quem não quer ser, nem que seja um pouquinho, Maria? 

Em Atos dos Apóstolos, o princípio básico de tudo é o amor, viver a serviço do amor. Foi assim que os discípulos foram chamados de cristãos, para que com a alma vivessem só para amar e distribuir esse amor divino. Padre Rodrigo Gomes, em sua pregação, lembrou essa passagem bíblica e a trouxe para onde a juventude se coloca a serviço de Maria. 

"Hoje entregamos a Imagem Peregrina à quarta paróquia, a recepção tem sido muito calorosa desde o primeiro dia, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Aqui na Nossa Senhora do Carmo, ver a juventude toda em volta da praça tocou muito meu coração e, com certeza, o de muitos fiéis. Louvo e agradeço a Deus por momentos de tantas graças em nossa Diocese, que essa acolhida possa ser constante em nossos lares, famílias e paróquias. Nós sabemos que todo carinho que dedicamos à Maria é por causa de seu filho Jesus Cristo e com certeza isso engrandece e glorifica o nome do Senhor. Que Deus derrame bençãos e graças, por intercessão da Virgem Maria, sobre todo Brasil", disse o bispo Dom Benedito Gonçalves, sem esconder a emoção.

O segundo dia

A Missa de Alvorada Festiva abriu as atividades do dia 20 de abril. Houve ainda a Santa Missa dos Homens, Oração do Terço e Consagração e a Missa das Marias.

Missa de despedida

“O anjo disse três frases à Nossa Senhora: “O Senhor é contigo”, “Não Temais” e “Para Deus nada é impossível”, porque Maria é cheia de graça e ser cheia de graça significa ser cheia do Espírito Santo”. Assim o pregador Astromar Miranda abriu a missa de despedida da Imagem. A casa de Deus estava cheia. A presença de Maria era um convite para uma caminhada de fé. 

No decorrer da celebração, os devotos refletiram sobre primeiro sacrário, o ventre que abrigou Jesus durante nove meses. “Hoje conversei com muitas pessoas, todas elas vinham para agradecer pelas promessas cumpridas em suas vidas”, contou o padre Rodrigo Gomes. 

O pároco lembrou ainda o filme “O Auto da Compadecida”, escrito por um devoto de Nossa Senhora, Ariano Suassuna. Nele, João Grilo, personagem vivido por Matheus Nachtergaele, tem um encontro pessoal com a Mãe de Jesus. Ele chama por ela quando fica cara a cara com o inimigo. “Isso se chama intercessão, ninguém fica desamparado diante da Aparecida”, completou.

“Eu vivi um momento muito difícil da minha vida antes do meu casamento. Até que um dia, enquanto procurava o controle da minha TV, me deparei com a imagem daquela capelinha em casa, aquilo me chamou a atenção. Olhei pra ela e comecei a rezar. Aquele foi o momento da minha graça. Eu estava desempregado, três dias depois ela me deu o presente que eu tanto sonhava, que era ser motorista”, revelou Paulo Sérgio, da capela Santa Edwiges.

FOTO: NÉVELYN SILVA
O devoto Paulo Sérgio, motorista, levou a filha para ver a imagem peregrina agradecer por todas as graças alcançadas
Maria também está presente na música caipira, Romaria, o hino composto por Renato Teixeira, cantado por Elis Regina, conhecido por todos os brasileiros. A história desse caboclo se mistura com a história de fé de todos que creem na primeira mulher que recebeu Jesus no coração. 

Foi ao som de Romaria que Nossa Senhora caminhou e, carregada pelas mãos do sacerdote, olhou para cada filho seu nos corredores da igreja e os chamou para permanecer em unidade, como irmãos, de mãos dadas pelos laços divinos até a carreata que levaria a Santa para a paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós e São José de Anchieta, no Brasil Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.