quinta-feira, 2 de maio de 2013

Diocese comemora sucesso do 10º Caminhando com Maria

FOTO: MARCO BERALDO
10º Caminhando com Maria superou as expectativas da Equipe Dirigente: 10 mil devotos de Nossa Senhora Aparecida  caminharam com a padroeira do Brasil em Presidente Prudente; evento foi incluído no calendário da Diocese e no calendário municipal de Turismo da cidade

Mariana Chiquetto     

      Há 10 anos, quando o casal José Reginaldo e Claudinéia Ramos idealizou com a comunidade da Catedral de São Sebastião uma caminhada em louvor à Maria, nunca imaginou que o evento, singelo inicialmente, tomaria proporções tão grandes como aconteceu. “Na época, não pensávamos nessa grandeza. No ano passado, por exemplo, reunimos cerca de 400 devotos. Queríamos apenas realizar uma homenagem à Nossa Senhora por todas as graças que Ela derrama em nossas vidas, diariamente”, lembra José Reginaldo.
            Em 2013, por causa do Ano da Fé, a caminhada teve como tema “Maria: modelo de fé e de discípulo missionário”. O evento  reuniu no dia 1º de maio, 10 mil fiéis de Prudente e região, segundo números oficiais da Polícia Militar – marca que superou as expectativas da organização. “Vimos o povo de Deus realmente caminhando com Maria, embalados pela fé. O povo atendeu ao nosso chamado e nos deu ainda mais ânimo para que o Caminhando com Maria aconteça anualmente na Diocese”, comemora José Reginaldo, que desde o início vem atuando como coordenador geral do evento.
            A programação, que antes se resumia apenas à caminhada, ganhou proporções maiores. Expandida para toda a Diocese, atendendo a um pedido do bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos, a festa em louvor à Maria passou a contar com um Tríduo de Nossa Senhora, antecedendo a data da caminhada. A partir deste ano, foram acoplados à programação missas, paraliturgias e até um show musical.       
E pela primeira vez, o evento contou com a presença da Imagem Peregrina Oficial de Nossa Senhora Aparecida, que aterrissou em Prudente diretamente do Santuário Nacional de Aparecida. Responsável pelo translado da Imagem, o Missionário Redentorista padre Inácio Medeiros, não só trouxe a Imagem, como participou ativamente de todas as atividades do evento. “Valeu a pena. Além de tantos outros valores, foi um momento muito bonito de comunhão da Igreja. Todas as paróquias da Diocese, movimentos e milhares de fiéis se reuniram e viveram a experiência da unidade. É a devoção a Maria que tem o poder de unir a todos”, avalia padre Inácio.
            Para o bispo diocesano, grande incentivador da caminhada, este foi um momento oportuno para convocar os católicos a demonstrarem a sua fé. “Jamais pensávamos neste resultado grandioso. Isso prova que a Igreja permanece firme e fiel à Nossa Senhora”, afirma o bispo. A partir deste ano a caminhada será inserida no calendário oficial da Diocese de Presidente Prudente e no calendário municipal de Turismo.

FOTO: RAPHAEL MARQUEZI
Percurso da caminhada foi de 2 Km, saindo da Catedral de São Sebastião com destino ao Parque do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.