quinta-feira, 2 de maio de 2013

10 mil católicos caminham com Nossa Senhora Aparecida

FOTO: ROBERTO MANCUZO

Aline Martins 

           Presidente Prudente sediou uma das maiores manifestações de fé dos católicos da região: a décima edição do Caminhando com Maria. Com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, vinda especialmente para o evento direto do Santuário Nacional de Aparecida (SP), fiéis percorreram 2 km saudando a Santa pelas graças alcançadas e prostrando-se diante dela por causas especiais. De acordo com a Polícia Militar, 10 mil fiéis participaram da caminhada, que saiu da Catedral de São Sebastião, com destino ao Parque do Povo no feriado de 1º de maio.
            Agradecimentos e pedidos especiais figuraram em diversas manifestações durante o trajeto. Gestos concretos também foram apresentados durante a caminhada. Maria Aparecida Rodrigues Santana caminhou durante todo o trajeto descalça. Sua intenção foi se livrar do vício do cigarro e também em prol da saúde da irmã, que está acometida pela depressão. “Sou devota de Nossa Senhora Aparecida desde criança, pois meu nascimento é dedicado à Ela. Por isso, venho hoje pedir graças e a intercessão dela em minha vida e na vida da minha irmã”, diz.

FOTO: MARINÊS BERALDO
Gesto concreto de fé faz Maria Aparecida Rodrigues Santana caminhar junto à Maria descalça
            Buscando bênçãos, Roseli Corazza caminhou junto de sua filha Bruna Corazza, de quatro anos, pedindo para que Nossa Senhora Aparecida interceda pela saúde da menina, que possui uma má formação da coluna, o que a impede de andar. "Sou muito devota de Nossa Senhora  e hoje vim aqui para que a nossa Mãe interceda pela minha filha. Quero que Ela receba a graça de voltar a andar, mas se essa não for a vontade de Deus, eu peço para que Nossa Senhora quebre todas as barreiras do preconceito e que minha filha seja feliz", alega.

FOTO: RAFAEL MARTIN
Devota de Nossa Senhora Aparecida, Roseli Corazza participou com a filha de 4 anos, buscando a graça da cura
            Para as amigas Ivone de Souza Dias e Regina Célia da Silva Oliveira, Maria é o esteio da vida. “Ela me dá a força e o sustento diante dos momentos de fraqueza e angústia. Não canso de agradecer a Deus por ter permitido que tivéssemos Ela como Mãe”, afirma Dias. Oliveira conta o motivo de participar da caminhada é agradecer as graças já alcançadas. “Ela é o caminho para Jesus, com Ela chegamos até Ele”, acrescenta.
            Nossa Senhora Aparecida também é presença constante na vida das irmãs Ilda Ferreira Dias e Avanir Ferreira Dias. Juntas, não deixam de recorrer a Ela em qualquer momento da vida.
            Religiosos e pessoas envolvidas com pastorais e movimentos também compareceram em busca de reabastecimento por meio da intercessão de Nossa Senhora Aparecida. “É uma boa oportunidade para mostrar a grande quantidade de devotos e também a fé que não morre. Momentos assim mostram a força do catolicismo”, declarou a irmã Sintia Moreira Salles, da Comunidade João Paulo II da ordem Copiosa Redenção de Presidente Prudente.

FOTO: MARINÊS BERALDO
Irmã Sintia Moreira Salles enxerga o 10º Caminhando com Maria como uma demonstração de fé e força do catolicismo
            Movimentos Marianos estavam presentes. Entusiasmado, Antonio Aparecido Garcia, presidente da Federação e Congregações Marianas de Presidente Prudente, junto a mais 82 pessoas, caminharam com Maria à frente. “Todos nós somos devotos e trabalhamos pelas questões apontadas por nossa Mãe, por isso estamos aqui hoje, pra caminhar com a nossa mentora”, expõe.

FOTO: MARCO BERALDO
Federação e Congregações Marianas de Presidente Prudente reúne 82 pessoas e caminha meditando e tornando gesto concreto, o ano da fé
            A Capela Sagrada Família, do bairro Morada do Sol de Presidente Prudente, participou da caminhada prestando homenagem à Maria, mãe de Jesus, com um manto sobre as crianças da Infância Missionária de sua comunidade. “É uma forma de demonstrarmos a lição que obtivemos dela, cobrimos nossa comunidade, nossas crianças, assim como Ela nos cobre”, declarou Delins Roberto Seabra Capelasso, coordenador da Infância Missionária.

FOTO: RAPHAEL MARQUEZI
Infância Missionária da Capela Sagrada Família homenageia Nossa Senhora Aparecida, percorrendo o trajeto sob o manto sagrado
            Curada de uma depressão há 10 anos, Aparecida Barbosa Pradella não quis perder a oportunidade de agradecer de perto a intercessão de Nossa Senhora Aparecida pela sua saúde. “A minha graça recebida é o meu sorriso, esse que está estampado em meu rosto”, diz.
            O agricultor Adão Fogaça Neto aproveitou a oportunidade para agradecer a farta colheita que obteve em suas terras provenientes da última safra. “Ele nos disse, ‘fazei sua parte e eu o ajudarei’, fiz a minha e Deus me agraciou mandando os alimentos que apenas Ele consegue criar. Não poderia deixar de agradecer à Nossa Senhora pela intercessão e no ano da fé, demonstrar o quanto eu creio Nele”, afirma.

FOTO: RAPHAEL MARQUEZI
Em ação de graças à colheita farta, Adão Fogaça Neto caminha os 2 km de trajeto empunhando o que "Deus o ofereceu" por intercessão de Nossa Senhora
            Rita de Cássia Scarin também caminhou descalça para retribuir o amor à Mãe. "Eu alcancei uma graça e por isso decidi caminhar assim, é uma forma de agradecimento. Além disso, esse é um momento de muita emoção, não tenho nem palavras", conta emocionada.


FOTO: RAFAEL MARTIN
Rita de Cássia Scarin, descalça, agradeceu Nossa Senhora Aparecida pela graça concedida
            "Eu tinha fé, mas hoje, me sinto iluminada, transbordando a presença de Deus", declarou Claudinéia Ramos, coordenadora geral de todas as edições do Caminhando com Maria. "Maria é modelo de fé, e por ela ser modelo de fé, é também modeladora de cristãos", acrescentou. Seu esposo, José Reginaldo Ramos, que também coordena ao lado dela desde a primeira edição, disse estar surpreso com tamanha comoção. "A emoção que sinto agora é indescritível, imensurável. Nada deu errado e isso só me faz ter mais certeza que tudo onde colocamos Maria, é abençoado", finaliza.


FOTOS: ROBERTO MANCUZO JR.
















FOTOS: MARCO BERALDO













FOTOS: RAPHAEL MARQUEZI











FOTOS: FELIPE ZACHARIAS










FOTOS: ED WESLEY TOLARDO










FOTOS: CLAUDIA KOGA



















FOTOS: MARIA LUCIA SPERANDIU










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.