quinta-feira, 17 de abril de 2014

Caminhando com Maria lança exposição fotográfica "Olhai por nós"

FOTO: ROBERTO MANCUZO JUNIOR
Exposição reunirá 43 imagens produzidas por fotógrafos prudentinos durante o evento Caminhando com Maria no ano de 2013
 FOTO: CLAUDIA KOGA
Lançamento da exposição “Olhai por Nós” será terça-feira (22), às 11h, no hall da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente
 FOTO: MARCO BERALDO
As fotografias que compõem a exposição são de 12 fotógrafos da cidade, e se destacam pelo seu caráter autoral
 FOTO: ED WESLEY TOLARDO
Mais de cinco mil fotografias registraram momento histórico da Diocese de Presidente Prudente, que reuniu 10 mil fiéis na sua décima edição

Equipe de Comunicação Caminhando com Maria

        Interpretar um momento histórico a partir das lentes fotográficas. Este foi o convite feito em 2013 pela Diocese de Presidente Prudente a 12 fotógrafos prudentinos para o registro de uma década de realização do Caminhando com Maria, evento católico que integra o calendário diocesano e o de datas comemorativas da cidade.
O resultado deste trabalho pode ser conferido na exposição fotográfica “Olhai por nós”, que será lançada na próxima terça-feira (22), às 11 horas, no hall da Prefeitura de Presidente Prudente. As fotografias são de autoria de Claudia Miyuki Koga Sugui, Ed Wesley Tolardo, Felipe Zacharias, Heloisa Rotta, Luciene de Araújo Zanette, Marco Beraldo, Maria Lúcia Sperandiu, Mariana Chiquetto, Raphael Marquezi, Roberto Mancuzo Junior, Rodrigo Oliveto Ruiz e Thiago Borrere Alvim.
            Um dos fotógrafos autores das imagens, Roberto Mancuzo Junior, explica que "a expressão "Olhai por nós" é uma referência direta ao carinho que a mãe Aparecida sempre teve com os filhos de Deus. Mas, neste caso, também abre caminho para que o espectador perceba o olhar lançado pelos fotógrafos sobre Nossa Senhora e seus fieis durante o 10º Caminhando com Maria.”
Aproximadamente cinco mil fotografias foram feitas durante os quatro dias do evento no ano passado. As imagens foram editadas por Mancuzo e pela jornalista Thaisa Bacco.  “Consideramos diversos aspectos para selecionar as 43 fotografias. O material era vasto e de altíssima qualidade. Limitamos nossos olhares ao balancear três aspectos: a técnica, a estética e o valor informativo”, revela Bacco.
Para ela, os critérios de seleção foram além dos aportes teóricos que sustentam a linguagem fotográfica. “Tivemos de ter sensibilidade para interpretar olhares desses fotógrafos em um momento histórico de muito significado para os fieis católicos. Símbolos de uma mesma fé, que são diferentes, pois foram enquadrados, antes de mais nada, pelos filtros pessoais de quem fotografou.”
A coordenadora da equipe de Comunicação do Caminhando com Maria, Marinês Beraldo, revela que a ideia da exposição surgiu logo na primeira análise do material, ainda na divulgação do evento no ano passado. “A cada arquivo recebido, uma emoção diferente. As imagens do grupo de fotógrafos surpreenderam a todos e decidimos então torná-las públicas, já que superaram todas as expectativas de registrar uma década de homenagens à Nossa Senhora Aparecida.”
 Mancuzo ressalta o valor da fotografia como documento histórico, pois sua linguagem pode eternizar o momento dos 10 mil fiéis que participaram do evento fotografado. “Estas imagens, bem mais do que apenas informar a realização de acontecimento, trazem a emoção vivida e sentida pela comunidade”, finaliza.
Este ano, o 11º Caminhando com Maria ocorre de 27 de abril a 1º de maio. A caminhada com a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida será no último dia do evento, com saída às 16h da Catedral de São Sebastião, com destino ao Parque do Povo.

Serviço: A exposição fotográfica “Olhai por Nós” está aberta para visitação de 22 a 30 de abril, no hall da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, das 8h às 17h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.