quinta-feira, 18 de maio de 2017

Paróquia Nossa Senhora do Carmo celebra passagem da Mãe junto ao 18º Cerco de Jericó

FOTO: MARCOS HENRIQUE SANTOS
Imagem Peregrina chegou à Vila Maristela no dia 10 de maio e fica até hoje (18)

TEXTO: MARIANA PERUSSI

Neste Ano Mariano, em que a igreja celebra 300 anos do encontro da Imagem bendita de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil,  a Paróquia Nossa Senhora do Carmo foi uma das primeiras a receber a Mãezinha, na última quinta-feira (10). A visita faz parte da programação especial do Caminhando com Maria em 2017.

O primeiro dia da sua visita foi comemorada com alegria por meio de uma Santa Missa especial, celebrada pelo Padre Rodrigo Gomes. Um momento de muita emoção para a comunidade. "Com a presença desta Imagem Peregrina nós renovamos nosso compromisso junto à Virgem Maria, sobretudo neste Ano Mariano", comenta padre Rodrigo.  

João Carlos Pedroso e sua esposa, Silvia Pedroso são exemplos de devoção à Nossa Senhora. Eles acompanharam sua chegada, desde o primeiro dia, na Catedral São Sebastião, e participaram da Santa Missa para renovar ainda mais a fé e também agradecer as graças alcançadas. "Nós temos muito o que agradecer à Nossa Senhora, ela está sempre olhando por toda nossa família, principalmente agora, em que minha mãe está fazendo um tratamento de saúde, completa João Carlos.

Assim como Kariana Spínola, 25, que encontrou no colo de Maria o que precisava para vencer a diversos problemas. "Maria já me ouviu de uma forma bem explícita. Eu já tive depressão, síndrome do pânico e senti muito a presença dela em momentos difíceis, parecia que eu a via me acalmando e cuidando de mim", conta.   

Na quinta-feira (11), os fieis da capela São Pe. Pio, localizada no Parque Furquim, também puderam contar com a presença da Mãezinha para agradecer as graças recebidas e renovar a fé. Na sexta-feira (12), a imagem de Nossa Senhora foi levada até a capela São Luiz Gonzaga, no Parque Primavera, e no sábado (13), passou pela capela São Brás, no Parque Alexandrina. 

Já no domingo (14), a Imagem Peregrina retornou à igreja Matriz durante a abertura do 18º Cerco de Jericó, uma celebração duplamente especial para toda comunidade. "Ter Nossa Senhora conosco neste momento é uma oportunidade lindíssima de contemplar a face de Cristo junto à figura de sua mãe”, completa o padre Rodrigo Gomes. 

Momento que faz ainda mais sentido para o engenheiro Rodrigo Naldi, 27. "Meu primeiro contato foi com Jesus, a partir dele eu quis experimentar o papel de mãe de Maria e pude viver toda experiência de carinho, zelo e paz que ela transmite. Hoje, Maria é minha mãe também. Para mim, Jesus e Maria formam o alicerce perfeito da fé", conta. 

Após a última celebração na Igreja Nossa Senhora do Carmo na presença da Mãe, no dia 18, Nossa Senhora Aparecida segue ao seu próximo destino, a Paróquia Santa Rita de Cássia, onde permanece até 25 de maio.  

Para saber quando a Imagem Peregrina vai estar na sua paróquia, acesse a programação completa da 14ª edição do Caminhando com Maria.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Caminhando com Maria reúne 7 mil católicos na abertura da 14ª edição

FOTOS: ROBERTO MANCUZO


Cantora católica Adriana Arydes encerra primeiro dia do Caminhando com Maria anunciando sua devoção à Maria no palco do Parque do Povo

TEXTO: JÉSSICA SOARES

“Todas as gerações me chamarão bem aventurada”. Esse é o tema da 14ª edição do Caminhando com Maria, que no dia 1º de maio levou às ruas de Presidente Prudente fiéis católicos de toda a região. A caminhada com a Imagem Peregrina teve início às 16h na Catedral São Sebastião, e seguiu até o Parque do Povo, onde foi celebrada a missa e em seguida o show com a cantora católica Adriana Arydes. 

Neste ano, o Caminhando com Maria segue até o dia 27 de novembro. A Diocese de Presidente Prudente recebe quatro imagens peregrinas, que visitarão todas as 54 paróquias de 28 cidades. O bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos recebeu as imagens em uma celebração realizada na Basílica de Aparecida do Norte. 

O coordenador do Caminhando com Maria, José Reginaldo Ramos, explica que, por conta da comemoração dos 300 anos de aparição da Imagem, o bispo diocesano resolveu que toda a região fosse agraciada com a visita de uma das imagens peregrinas. “Foi uma benção a gente conseguir trazer as quatro imagens. E assim todos os devotos de Maria, todos aqueles que têm fé, todos aqueles que acreditam na Mãe de Jesus têm a oportunidade de estar pertinho dela, fazer as suas orações e pedidos”. 

Para recepcionar Nossa Senhora, fiéis católicos participaram de uma carreata que teve início às 17h do domingo (30), no prolongamento da Avenida Coronel José Soares Marcondes. Passando por diversas ruas da cidade, a Imagem foi levada até a Catedral de São Sebastião, onde mais devotos a acolheram com anjos, pétalas de rosa e saudações com lenços azuis e brancos em uma Santa Missa Especial. 

A manhã e a tarde de domingo na Catedral foram de vigília, oração e entrega em preparação para o evento. Mesmo com o friozinho que fez pela manhã, os fiéis compareceram para as atividades. 

Por volta das 16h, devotos começaram a se reunir em frente à Catedral para iniciar a caminhada. O trajeto teve início na Avenida Coronel José Soares Marcondes, seguiu pela Avenida Manoel Goulart e Celestino Figueiredo, e foi finalizado no Parque do Povo. 

A Imagem foi levada em carro aberto pelo bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos, monsenhor José Antônio de Lima e padre Umberto Laércio Bastos de Souza. Durante a caminhada, os devotos entoaram cânticos de Maria e rezaram o terço mariano, conduzidos pelo padre Edcarlos Amorim Moreira.


A chegada ao Parque do Povo aconteceu em meio a fogos de artifício e festa dos fiéis. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, com a presença de padres, diáconos e religiosos da diocese de Presidente Prudente. A música da celebração ficou por conta do Coral Santa Rita. 

Durante a missa, Dom Benedito reforçou por diversas vezes a necessidade de ser como a Virgem Maria, que sempre foi uma serva do senhor. “Como Maria, que possamos deixar a palavra divina transfigurar e santificar nosso coração. Louvar e engradecer o nome de Jesus Cristo”. 

Ao encerrar a Santa Missa, as imagens foram entregues aos respectivos padres de cada região. Da 1ª Região, Padre Francisco Dias, do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Presidente Prudente recebeu a Imagem. Já da 2ª Região, quem esteve presente foi o Padre Rafael Andreatta, das Paróquias Nossa Senhora Aparecida de Emilianópolis e Paróquia Santa Luzia, de Araxans. O padre Edcarlos Amorim Moreira recebeu a Imagem representando o Padre Wilson Donizete Moraes Lobo, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Presidente Venceslau. Da Paróquia Santa Terezinha, de Mirante do Paranapanema, esteve o Padre Anderson Felix da Silva, representando a 4ª Região. 

Para fechar o primeiro dia de Caminhando com Maria, o público pode assistir ao show da cantora Adriana Arydes, em uma noite especial de evangelização. “Eu me sinto muito honrada, de uma maneira especial. É tão bom quando a gente canta das experiências que a gente vive. E cantar sobre Maria, falar sobre ela, é um carinho muito grande que eu tenho de poder transmitir as minhas experiências com ela”. 

Adriana Arydes canta sucesso e dá testemunho de fé

FOTO: ROBERTO MANCUZO


TEXTO: MARIANA PERUSSI

Nesta segunda-feira (1), os fiéis puderam experimentar o Amor de Deus e renovar a fé através dos sucessos da cantora Adriana Arydes. O show encerrou o primeiro dia da programação da 14ª Edição do Caminhando com Maria, evento que contou com a participação de mais de 7 mil pessoas.
   
Dona de um carisma único e de um talento sem igual, Adriana tem mais de 15 anos de carreira e hoje é considerada uma das maiores cantoras da música católica do Brasil. Uma figura cativante que conquista fãs de diversas formas por onde passa. 

"Eu conheci a Adriana através do meu filho, que sempre participa bastante dos eventos da igreja, e desde então nunca mais deixei de escutar as músicas dela. Hoje eu tô aqui, vendo de perto e muito feliz por isso", conta Adeleusa Alves de Freitas, 54. 

A atração foi muito esperada pelo público de todas as idades, que fez jus ao tema da 14ª edição do Caminhando com Maria: "Todas as gerações me chamarão de bem aventurada", e vibrou com muita alegria ao som de músicas como "A Chave" e "Abraço de Pai".  

O estudante Airton Silva, de 20 anos, conta que ele e os amigos estavam bastante ansiosos por este momento. "Eu conheci as músicas da Adriana participando de retiros espirituais e sou muito fã. Hoje eu e mais três amigos da comunidade que participo chegamos bem cedo para ficar pertinho", completa. 

Ansiedade que também tomou conta de Josefa Duarte Vieira, 49, que chegou bem antes do show para garantir um lugar perto do palco. "Eu sou muito fã da Adriana desde que a ouvi pela primeira vez. Tenho vários CDs, amo todas as músicas e não poderia deixar de vê-la de pertinho", conta Josefa. 

TESTEMUNHOS DE FÉ 

Além de músicas comoventes, que tocam fundo ao coração dos fiéis, uma das características mais marcantes de Adriana Arydes são seus testemunhos, que propõem não só a renovação da fé, mas também dos propósitos com Deus. 

Para Adriana, estreitar os laços com Deus e colocá-lo à frente de nossa vida é essencial para alcançar o céu. "Os meus testemunhos são fruto da minha experiência com Deus e da certeza de que Ele é conosco em todos os momentos, mesmo que a gente não mereça, Ele está ao nosso lado pra sempre. Cabe a nós escolhermos estar ao lado dele também”, diz a cantora. 

"Ouvir a Adriana, seja nos testemunhos ou mesmo nas músicas, foi e é determinante na minha vida. Eu posso dizer que a palavra dela já me tirou do fundo do poço várias vezes.", relata a jornalista Ana Claudia Marin, 34. 

O show encerrou a programação do primeiro dia da 14ª edição do Caminhando com Maria, que contou ainda com recepção da imagem de Nossa Senhora Aparecida, caminhada e Santa Missa. Agora, como continuidade, quatro imagens da Mãezinha seguirão pelas paróquias das quatro regiões da Diocese de Presidente Prudente. 

“Quando partilhamos nossos dons, a exemplo da Virgem Maria, deixamos o amor reinar em nossos corações”, diz bispo diocesano durante a Santa Missa

FOTOS: EVELINE ZARPELÃO



TEXTO: ELIS MUNGO

Após a caminhada, aproximadamente sete mil fiéis lotaram os gramados do Parque do Povo, neste 1º de maio, para participar da Santa Missa, que foi celebrada pelo bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos, em continuidade a programação do 14º Caminhando com Maria e em comemoração aos 300 anos da aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. 

Na ocasião, Dom Benedito, acompanhado por padres, diáconos e religiosos da Diocese de Presidente Prudente e na presença das quatro imagens peregrinas vindas do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, reforçou, durante a homilia, a necessidade de nos espelharmos na Virgem Maria. “É necessário que aprendamos a ter vidas participativas na nossa comunidade, saber ouvir e acolher a voz de Cristo. Aquele que ama a Deus e o próximo deixa a palavra encarnar em seu coração”.

Por mais um ano, a liturgia ficou sob a responsabilidade do padre José Altino Brambilla, da Paróquia Santa Rita de Cássia de Presidente Prudente. Sempre muito atento a todos os detalhes, o padre revela que, além da preocupação de que tudo ocorresse perfeitamente, de acordo com o que reza a sagrada liturgia, também houve a preocupação para que não houvesse desencontros. Para isso, o padre contou com uma equipe numerosa que o ajudou a organizar, preparar e cuidar para que tudo estivesse pronto no momento exato. “O que fazemos é montar uma igreja num curto espaço de tempo, num local onde não é ordinariamente uma igreja. Assim tudo deve ser providenciado, transportado e cuidado para que esteja lá”, explica o padre. 

Para o sacerdote, organizar a liturgia da Santa Missa deste ano foi ainda mais especial devido ao Ano Mariano. “O Ano Mariano quer despertar, renovar e impulsionar a fé em Jesus Cristo Ressuscitado e o amor àquela que por seu sim trouxe o autor da vida”, orienta. 

Pela segunda vez, composto por 26 músicos, o Coral Santa Rita foi o responsável pelas canções durante a celebração da Santa Missa. Seguindo a liturgia proposta do dia de Nossa Senhora Aparecida, eles apresentaram um belo repertório litúrgico católico. De acordo com Ana Rodrigues Ferreira, instrumentista e coordenadora do Coral, é sempre uma grande alegria poder louvar a Deus e cantar a Nossa Senhora, ainda mais neste ano festivo. 

NOVIDADE

Especialmente este ano em que a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) instituiu o Ano Mariano, as imagens peregrinas de Nossa Senhora Aparecida, pela primeira vez, percorrerão as quatro regiões da Diocese de Presidente Prudente. 

O primeiro sacerdote a receber a imagem das mãos do bispo diocesano Dom Benedito foi o padre Francisco Dias, do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, da Vila Marcondes, que representou a primeira região.  De acordo com o padre Francisco, a imagem será levada, ainda hoje, para Capela São Vicente Pallotti. “Sempre é uma alegria, uma honra e também uma responsabilidade. É um momento de fé, de amor a Deus e ao próximo”, comenta padre Francisco. 

O padre Rafael Andreatta, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Emilianópolis e da Paróquia Santa Luzia de Araxans, da segunda região, também recebeu uma das imagens peregrinas. Ansiosos e cheios de amor pela Mãe, a comunidade preparou uma carreata até a paróquia. Para o padre Rafael, é uma alegria muito grande abrir a peregrinação na segunda região. 

Representando a terceira região e o padre Wilson Donizete Moraes Lobo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Presidente Venceslau, o padre Edcarlos Amorim Moreira, recebeu a Imagem Peregrina. Para que a imagem chegue até a comunidade, um grupo do ECC (Encontro de Casal com Cristo) veio buscar a Mãe de Jesus. 

Por último, o padre Anderson Félix da Silva, da Paróquia Santa Terezinha de Mirante do Parapanema, recebeu a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Representando a quarta região da Diocese de Presidente Prudente, padre Rafael diz que acolher a Imagem de Nossa Senhora é receber um pedacinho do céu. O padre ainda completa que “como Maria gestou Jesus em seu útero, Mirante, hoje, gesta Jesus em seu coração”. 

Nesta noite, a Paróquia Santa Terezinha também fará uma carreta para recepcionar a Imagem e fazer consagração à Nossa Senhora Aparecida. 

As imagens peregrinas percorrerão as paróquias e capelas da Diocese de Presidente Prudente até o dia 27 de novembro de 2017. 

“Povo feliz, buscando a presença de Maria”, diz Pe. Edcarlos sobre a caminhada que reuniu milhares de fiéis

FOTOS: FÁBIO TANAKA
Padre Edcarlos Amorim Moreira conduziu os fiéis durante a caminhada


Padre Umberto Láercio de Souza, bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos e monsenhor José Antonio de Lima
TEXTO E FOTOS: ALINE MARTINS

O que leva milhares de pessoas a caminharem com Nossa Senhora Aparecida é a experiência de fé que cada um viveu em determinada fase da vida.

Hoje foi dia de expressar a gratidão, o desejo por mudanças, a necessidade de algumas bênçãos ou, simplesmente, o amor pela mulher que entregou seu filho para salvar o mundo e que a tornou mãe da humanidade.

Nesta segunda-feira (1) de feriado, cerca de sete mil pessoas acompanharam a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário de Aparecida, nas principais vias de Presidente Prudente.


FOTOS: ALINE MARTINS
Região participa do evento; excursão trouxe de Presidente Venceslau mais de 40 devotos
“Todas as gerações me chamarão de bem aventurada” (Lc 1, 48) foi o tema da 14ª edição do evento e o público respondeu muito bem ao chamado, já que netos, filhos, mães, pais, avós e avôs formaram a legião que seguiu Maria. 

Terezinha Antônio de Souza pode contar com a graça da Padroeira do Brasil quando recorreu a ela por um problema na garganta. Há 10 anos, participa de procissões descalça, como forma de agradecimento.

Grupos e Jovens das Paróquias Santa Luzia (Anhumas) e São Francisco de Assis (Presidente Prudente) se encontram em mais uma edição do Caminhando com Maria
Idade não é fator determinante para ser devoto de Nossa Senhora Aparecida. Eduarda Suelen Jacomine dos Santos aprendeu quando criança a rezar pedindo intercessão e amar a figura de Maria. O gesto concreto que fez nesta edição foi, juntamente com a Escola Bento XVI, organizar uma excursão que trouxe mais de 40 pessoas de Presidente Venceslau ao evento.

Diversos grupos de jovens compareceram nesta edição, que também celebra o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. Carla Maria dos Santos Barbosa, participante na Paróquia Santa Luzia de Anhumas, disse esperar que, nesta data comemorativa, por conta da maior visibilidade, o amor à Maria cresça e atinja mais pessoas.

Quando se fala que Nossa Senhora Aparecida é capaz de arrastar multidões, não é exagero. A forma com que Adão Fogaça começou a participar do evento foi em resposta a um chamado. “Em 2012, eu ouvi da minha casa a caminhada passar, gostei muito do que eu ouvi e prometi a mim mesmo que no próximo ano eu acompanharia. Aqui estou eu pela quinta vez”, explica.

Sempre com um ramo de fruto na mão, a cada ano Fogaça percorre as ruas da cidade Caminhando com Maria, agradecendo pelo alimento que produz e pelas constantes bênçãos que recebe.
Adão Fogaça respondeu ao chamado de Maria e pela quinta vez, acompanha a caminhada

Incumbido de orientar os fiéis na caminhada, padre Edcarlos Amorim Moreira da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Parque dos Pinheiros em Álvares Machado, rezou o terço, cantou louvores juntamente com a equipe de música formada por participantes da sua comunidade e da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja e sintetizou o que Maria espera do seu povo: “Permita-se ser filho de Maria e irmão de Jesus, deixe-a ser a bem- aventurada da sua vida e interceder por você”.

Devotos se reúnem para Vigília e Oração na Catedral de São Sebastião


FOTOS E TEXTO: JONATHAN SANTOS

A manhã e a tarde desta segunda-feira (1) foi de oração, vigília e entrega em preparação para o 14º Caminhando com Maria. Nem mesmo o friozinho da manhã desanimou os fiéis, que participaram das atividades na Catedral São Sebastião, em Presidente Prudente. 

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora, vinda diretamente do Santuário Nacional de Aparecida, que está em Prudente para participar do evento chegou na tarde deste domingo (30), no prolongamento da Avenida Coronel José Soares Marcondes, onde foi em carreata até a Catedral.

Quem acordou cedo, como a aposentada Maria José Pinzan, participou de um momento único, de fé e emoção. "A gente dorme e acorda com Maria, mas ter a graça de recebê-la e vê-la de tão pertinho da gente é uma emoção muito grande, é maravilhoso", conta. A técnica de enfermagem Aparecida Pereira Alves, que fez questão de aproveitar as primeiras horas para ver a imagem de perto disse: "Eu tenho ela até no nome e em toda a minha vida."

Já a aposentada Elça de Oliveira Macedo, que tinha uma viagem marcada para esta segunda-feira, veio com a filha conhecer a Catedral e acabou tendo a feliz surpresa de encontrar a Mãe Peregrina. "Não podia ter sido mais emocionante encontrar a Mãezinha, ainda mais por ser muito devota de Maria.", conta.


A vigília ocorre nesta segunda-feira, até o momento do início da Caminhada, às 16h, que terá como destino o Parque do Povo de Presidente Prudente. Para o organizador do Caminhando com Maria, José Reginaldo Ramos, este ano é mais que especial. "Temos os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, 100 anos da aparição de Fátima, Ano Mariano e o centenário de Prudente, então são datas especiais.", afirma.