sábado, 2 de maio de 2015

Sete mil pessoas participam de Caminhada em honra à mãe de Jesus

NÉVELYN SILVA

“Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás. Contigo pelo caminho, Santa Maria vai.” Após percorrer 10 paróquias e visitar diversas instituições, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida caminhou com seus devotos. Uma legião de seguidores invadiu as ruas neste feriado de 1º de maio para participar da caminhada, realizada já 12 anos.

O trajeto de dois quilômetros, segundo a Polícia Militar, foi percorrido por 7 mil pessoas. O ponto de partida foi a Catedral São Sebastião, localizada na área central da cidade. Às 16h a imagem seguiu até o Parque do Povo, passando pelas avenidas Coronel José Soares Marcondes, Manoel Goulart e Celestino Figueiredo. 

São José Operário, padroeiro do trabalhador, acompanhou Maria nessa caminhada. José ensinou os ofícios da profissão ao seu filho e Maria ensinou o mundo a amar àquele por ela concebido. Nesse dia festivo, lado a lado, eles foram sendo tocados pela multidão, transportados pelo bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos e Monsenhor José Antonio de Lima, enquanto o padre Silvio Costa Oliveira conduzia a procissão.

“Sou profundamente mariano, percebo a alegria das pessoas ao ver passar a imagem, a demonstração de fé, o respeito e o carinho que o povo tem para com a imagem de Nossa Senhora, aqui em nossa Diocese”, declarou Oliveira.

A emoção transbordava no olhar das pessoas que acompanhavam a mãe de Jesus. Brazilina Bertone Mendonça já foi ministra da eucaristia, mas precisou abandonar as funções por causa de problemas de saúde em decorrência da idade avançada. Moradora da Casa de Repouso Tom de Amor, localizada no caminho por onde a Peregrina passou, ela não conseguiu conter as lágrimas ao ver a Imagem de Nossa Senhora, mesmo que de longe. “Não sei como explicar, fiquei muito, muito feliz e emocionada”, disse com a voz embargada.

Cada fiel levava consigo uma história, alguns testemunhavam milagres, outros esperavam por eles. Joana Conceição Pinheiro foi à Caminhada pedir a intercessão da Virgem Maria por uma sobrinha, Gabriela, de 9 anos, que está na fila de espera para um transplante de medula óssea. 

Durante a celebração que encerrou o 12º Caminhando com Maria, ao longo do percurso, louvores e orações em honra à Aparecida eram manifestados, contagiando todos os fiéis que, carregados do amor de Cristo em seus corações, não se cansavam de exaltar o nome da Mãe do Senhor.    

Ao final, fogos de artifício anunciavam a chegada da ilustre convidada para a celebração da Santa Missa, encerrando, assim, mais uma grande edição do Caminhando com Maria.

Durante a caminhada, nenhuma ocorrência foi registrada. O evento contou com apoio de várias secretarias da Prefeitura Municipal. O secretário de Turismo do município, Carlos Alberto da Silva Correa, Carlos Casagrande, enfatizou a importância dessa parceria.  “Todos os anos eu tenho participado. É um evento religioso esplêndido e importante pra população de Presidente Prudente, faz parte do Calendário Municipal e a prefeitura está de portas abertas para oferecer sempre todo apoio para que essa festa maravilhosa em homenagem à Maria transcorra de maneira impecável”.


Ester Cardoso, proprietária da Casa de Repouso Tom de Amor, com Brazilina Bertone Mendonça, moradora da instituição, devota de Nossa Senhora Aparecida 
FOTOS: CLAUDIA KOGA, CRISTINA KAZUMI E ROSEMEIRE CARRENO







































FOTOS: ÉD WESLEY TOLARDO






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.