quinta-feira, 3 de maio de 2018

15ª edição do Caminhando com Maria atrai fiéis de diversas paróquias e atinge objetivo dos organizadores

Texto: Mariana Perussi
Fotos: Comunicação Caminhando com Maria

Carreata de recepção à Imagem Peregrina


Primeira missa na presença de Nossa Senhora, na Catedral

Neste ano, o 15º Caminhando com Maria contou com a participação de mais de 5 mil fiéis ao longo dos três dias de evento. Pessoas que puderam depositar sua confiança diante do manto sagrado da Mãe Rainha e viver momentos de renovação de fé numa edição diferenciada, mas que atendeu às expectativas dos organizadores.

“Foi tudo muito gratificante, realmente mais uma experiência lindíssima para nós e para os fiéis que mesmo não recebendo a Mãe em suas paróquias, como nos outros anos, vieram até ela. Com certeza nós atingimos nosso objetivo”, conta o coordenador do evento, José Reginaldo Ramos.

Sensação de dever cumprido compartilhada também pelo bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos. “Com a graça da Virgem Maria, tivemos mais um ano de muitas bênçãos, com a participação de devotos que vieram de diversas paróquias para prestigiar nossa Mãe. Com certeza todos viveram momentos de fortalecimento da fé”, comenta Dom Benedito.

Bispo Diocesano Dom Benedito durante celebração na presença de Nossa Senhora Aparecida

O evento começou no domingo (29), com a recepção da Imagem Peregrina, vinda do Santuário Nacional, durante uma carreata que começou no prolongamento da Avenida Coronel José Soares Marcondes com destino à Catedral de São Sebastião, onde foi celebrada a primeira missa na presença da Virgem Maria.

Dando sequência à programação, o segundo dia teve início com missa às 7h também na Catedral, presidida pelo bispo Dom Benedito dos Santos Gonçalves, além de outras celebrações nos períodos da tarde e noite.

Dentre os muitos que participaram do 15º Caminhando com Maria, estava Aparecida Correia, 51, que já é devota pelo nome e conta que põe Nossa Senhora sempre à frente de todos os seus planos. “Maria sempre trouxe muito conforto a mim e à minha família. Hoje, meus filhos estão todos encaminhados e eu aproveito cada oportunidade como esta para agradecer e pedir também graças a todos que creem em Nela”, conta Aparecida.  





A despedida da Mãezinha foi marcada por emoção e muitas orações durante a tradicional caminhada com a Imagem Peregrina. Neste ano, a caminhada ocorreu no período da manhã de 1º de maio, com saída da Catedral de São Sebastião até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde a Virgem Maria permaneceu durante todo o dia.

Imagem Peregrina exposta para veneraçao na Catedral

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Fiéis demonstram devoção com Santo Terço

Texto: Jéssica Martins
Fotos: Messias Pereira de Araújo

Fila da Ave-Maria durante terço no Santuário de Nossa Senhora Aparecida

A tarde de terça-feira (01) foi de fé e devoção de fiéis católicos no 15° Caminhando com Maria. O Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, recebeu a Imagem com festa logo pela manhã, após a caminhada pelas ruas da cidade. Como parte da programação do evento, às 15h, ocorreu a oração do Santo Terço com a Legião de Maria e outros fiéis presentes, que participaram do momento de veneração e oração.

Meditando os mistérios dolorosos do terço, os devotos formaram uma fila, onde cada um pode rezar uma Ave-Maria e receber uma pétala de rosa para ser depositada em um vaso aos pês da imagem peregrina.

Rosângela Prieto faz parte da Legião de Maria na Paróquia Nossa Senhora de Lurdes. Ela conta que o grupo vai até as casas dos idosos e enfermos para rezar o terço. “Nosso trabalho com a Legião de Maria é levar Jesus ao mundo, levar a palavra de Deus para cada um que quer conhecer realmente a importância de Maria”. A devoção a Nossa Senhora vem de família, já que sua mãe é consagrada à Maria. “Deus é em primeiro lugar, em segundo lugar é a mãe de Deus em minha vida”, afirma Rosângela.

Integrante da Legião de Maria há 20 anos, Aparecida Santos Otamiro conta que Nossa Senhora a acompanha desde criança, quando brincava de coroá-la. “Espero que ela me dê essa graça até o último dia da minha vida”. Entre visita aos doentes, encaminhamentos para casamento, batizado e catequese, ela mantém também o hábito da oração do terço. “Maria é tudo em nossa vida. Ela não salva, mas nos encaminha para a salvação”, completa.

Durante a tarde, a programação do Caminhando com Maria seguiu com a oração do terço até às 18h, seguida por missa de encerramento, às 19h30.


Fiéis rezam o Santo Terço na presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

Missa Campal marca a chegada da Imagem Peregrina ao Santuário

Texto: Isabelly Fernandes

Fotos: Eveline Zarpelão e Leandro Campos

Santuário pronto para receber a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

Bispo Dom Benedito celebra missa campal no Santuário após a chegada da  Mãe
A chegada da tradicional caminhada com Maria ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida de Presidente Prudente foi celebrada com missa campal presidida pelo bispo  Dom Benedito Gonçalves dos Santos e demais padres do Santuário. A cerimônia ocorreu às 10h e teve presença de milhares de fiéis e devotos da Mãe Aparecida.

Para a recepção da Imagem Peregrina de Nossa Senhora, foi formado um corredor com membros da Pastoral da Acolhida e Irmãos do Santíssimo do Santuário. Ao canto de “Quem é esta que avança como Aurora” de padre Marcelo Rossi, a Imagem foi recebida e levada até o altar, a fim de que os fiéis pudessem olhar e dar graças.

Durante a celebração, Dom Benedito falou em sua homilia que precisamos ser pessoas de fé, pois só assim Deus realiza maravilhas em nossos corações. “O Evangelho de hoje nos mostra isso. Jesus não pôde fazer muitos milagres em sua terra natal, pois havia a falta de fé naquele povo”. 

O bispo também aconselhou a sermos pessoas fervorosas, para conhecermos a vontade divina, ainda que esta passe pelo sofrimento e pelas tribulações. “Cada um de nós, a exemplo de São José e da Virgem Maria, sejamos fiéis trabalhadores da vinha do Senhor e aprendamos todos a desempenhar com fidelidade a missão terrena para que assim também alcancemos a plenitude da nossa vocação que é a Glória Celeste”. 

Em sua primeira participação do Caminhando com Maria, Padre Amauri, pároco do Santuário Diocesano, declara que essa oportunidade é uma graça muito grande, pois sempre foi muito devoto de Nossa Senhora Aparecida. “Desde criança, sempre fui muito devoto de Nossa Senhora. Devo a ela toda a minha vocação, por isso também dediquei a ela o meu sacerdócio. Para mim, todos os eventos que acontecem e vem para engrandecê-la, eu estou dentro e assumo junto”, conta.

Mesmo acompanhados do calor do sol prudentino, os fiéis e religiosos marcaram presença numerosa na praça do Santuário. Participando pelo segundo ano consecutivo, Aureni Alves de Araújo, 54, diz que o evento é uma forma de agradecimento a quem sempre intercede por nós. “O Caminhando representa tudo na minha vida, pois enquanto estamos caminhando e rezando com Maria, a gente vai meditando e contemplando, gerando um preenchimento e uma realização em nosso coração”, completa Aureni.

Já para Érika Silva Pereira, 38, que participa da caminhada desde 2010, a intercessão de Maria ajuda o devoto a passar pelo caminho estreito e não abandonar seu filho Jesus. “Caminhar com Maria significa caminhar seguindo a Jesus mesmo diante de tantas provações, injustiças e dificuldades. Com intercessão de Maria, podemos superar todos estes obstáculos”, declara Érika.

Fiéis participam de celebração na presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

15ª Caminhando com Maria reúne milhares de fiéis em Presidente Prudente

Texto: Fábio Reis

Fotos: Eveline Zarpelão e Leandro Campos


Preparação para o início da caminhada na Catedral de São Sebastião 

O amor de Nossa Senhora foi sentido a cada passo dado durante a manhã deste 1° de maio de 2018, na tradicional caminhada com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Um momento de renovação da fé por meio da intercessão da Imaculada, que contou com a participação de cerca de 2.000 fiéis.

Já os primeiros passos rumo à realização do 15º Caminhando com Maria começaram seis meses atrás, por meio da dedicação de uma uma equipe composta por, aproximadamente, 50 pessoas que, principalmente, rezaram pra que essa obra acontecesse.

"É muito gratificante ver o resultado de toda essa união. Ver que nosso objetivo de fazer com que a fé em Nossa Senhora Aparecida seja propagada e ver os milagres pela intercessão dela acontecendo é algo maravilhoso. Hoje, uma senhora de Mirante do Paranapanema veio me dizer que o filho dela foi curado de uma enfermidade e ela estava aqui para agradecer. Isso tudo não tem preço", destaca o coordenador do evento, José Reginaldo Ramos.

Dentre os participantes que caminharam com Maria, Adão Fogaça Neto, 70, tenha a oportunidade de fortalecer ainda mais sua fé junto à Imagem Peregrina da Mãe Rainha pelo 4º ano consecutivo. "Tudo o que é feito junto de Jesus e Maria é feito com muito amor. Na primeira vez que participei já senti esse amor e prometi a mim mesmo que sempre a seguiria", declara Adão.


Adão Fogaça Neto, de 70 anos, presente em sua 4ª edição do evento 

Assim como a prudentina Ana Ligia Mendes, 38, que também fez do Caminhando com Maria uma tradição em sua vida. "Há muito tempo eu participo. Tudo o que acontece em nossas vidas são graças de Jesus por intercessão de Nossa Senhora, então venho todos os anos agradecer junto à minha família", comenta Ana.


A 15ª edição do Caminhando com Maria foi realizada no período da manhã, com saída da Catedral de São Sebastião rumo ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida onde, posteriormente, foram realizadas missas e veneração da Imagem Peregrina.

Caminhada com a Imagem Peregrina na avenida Coronel Marcondes, rumo ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida

terça-feira, 1 de maio de 2018

Segunda noite de Caminhando com Maria é encerrada com missa e veneração


Texto: Aline Martins
Foto: Equipe de Comunicação do Caminhando com Maria

Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida exposta para veneração na Catedral

Fiéis estiveram presentes na Catedral de São Sebastião para participarem da celebração presidida pelo Monsenhor José Antônio de Lima, na véspera do encerramento da décima quinta edição do evento.

Todos os presentes ouviram em sua homilia que é preciso inspirar-se em Maria e praticar a justiça, a caridade e o amor, a fim de construir uma comunidade cristã.

Para o coordenador geral José Reginaldo Ramos, o  número de devotos que já compareceram nos dois primeiros dias desta edição causa satisfação e sentimento de dever cumprido, já que o objetivo é reunir fiéis em homenagem à Mãe de Jesus.

Como exemplo de que em cada um que doa seu tempo para se aproximar de Maria há sinais de intimidade e gratidão, está Regiane Regiane Ferreira Sassaki. De família católica e devota, Regiane  cresceu contando com a intercessão de Nossa Senhora e aproveita para fortalecer o laço com a Mãe no Caminhando com Maria. “Este é um evento que promove a proximidade com Nossa Senhora e a união das pessoas entre si, por depender do trabalho em equipe de tantos fiéis”, salienta. Na noite desta segunda-feira (30), Regiane atuou no ministério de música durante a celebração da santa missa.



A programação do 15º Caminhando com Maria seguiu com a exposição da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida para veneração até às 22h de segunda-feira (30). Já nesta terça-feira, 1º de maio, às 9h, ocorre a tradicional caminhada com Maria até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. 


FOTOS: LUISINHO NOMURA













Missas são celebradas em homenagem à Imagem Peregrina


Texto: Aline Martins
Fotos: Mariana Perussi  e Messias Araújo


Fiéis participam de celebrações na presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

Dando sequência à programação do 15° Caminhando com Maria, o segundo dia desta edição (30) teve início com missa às 7h na Catedral de São Sebastião, presidida pelo bispo Dom Benedito dos Santos Gonçalves. Às 12h e às 15h, também foram realizadas celebrações. 

Fiéis que costumam passar pela igreja nestes horários, hoje contaram com a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida no altar. Centenas de pessoas puderam se aproximar e agradecer ou clamar por bênçãos à Mãe da Igreja.

Dentre os muitos que agradeciam, estava Vanuza Ferreira, participante desde as primeiras edições do Caminhando com Maria. Há alguns anos, a enfermeira que, por necessidade só podia trabalhar no período noturno, foi transferida para o expediente diurno. Diante da dificuldade e por se tratar de um motivo forte e não de escolha,  recorreu à intercessão da Virgem Maria que, numa resposta divina, concedeu a graça que sua devota necessitava. Mais de 10 anos depois, Vanuza continua prestigiando Maria nos momentos que consegue conciliar o trabalho com as atividades do Caminhando com Maria.

Por meio de acontecimentos que superam o entendimento humano, é que Deus age e isso só acontece quando cada um permite. Como explicou o Bispo Dom Benedito dos Santos Gonçalves: é preciso abrir o coração para ser tocado e ter sua vida transformada, promovendo louvor e glória a Deus.

Questionado sobre a importância de colocar Maria no centro das homenagens, o bispo afirma que é preciso tê-la como exemplo, pois Maria foi servidora de Cristo ao acolher sua palavra e deixar os planos dele serem cumpridos.

A Imagem Peregrina permaneceu exposta na Catedral de São Sebastião e, nesta terça-feira, 1º de maio, será levada por meio da tradicional caminhada até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.