terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Tema do 10° Caminhando com Maria é reflexo do Ano da Fé

Elis Mungo

A Diocese de Presidente Prudente, que se prepara para o 10° Caminhando com Maria, a ser realizado no dia 1° de maio, nomeou como tema central do evento “Maria: modelo de fé e discípulo missionário”. Isto porque de outubro de 2012 a novembro de 2013 o Papa Bento XVI decretou como sendo o Ano da Fé. No decorrer deste período, o Papa chama todos os católicos para se aprofundar no conhecimento dos mistérios de Cristo e testemunhar com alegria o dom da fé em Deus.
De acordo com o bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos “a caminhada vem de encontro com o que a Igreja propõe, que é a pessoa de Maria como modelo de fé e de discípulo missionário”.
            O monsenhor Miguel Valdrighi explica que, no transcorrer deste tempo, é oportuno que todas as reflexões sejam apontadas para o Ano da Fé. “Este período também serve para que a Igreja repense o anúncio da fé. Infelizmente, no mundo de hoje, vivemos grandes dificuldades de um abandono de fé”, acrescenta o monsenhor.
Além disso, segundo o monsenhor, não basta apenas as reflexões, é necessário mudanças de atitudes: “Se alguém precisa de nós para salvar vidas, ai de nós se fecharmos o nosso coração, daí iremos demonstrar que não temos fé nenhuma. É preciso ajudar a libertar quem está condenado e estender a mão para quem precisa, isso é uma sinal de fé”.
Em relação à caminhada e ao Ano da Fé, o monsenhor diz que “Maria é um chamado para a pessoa de fé e, se,na palavra de Deus Ele a chamou de Maria cheia de graça, nós só podemos entender que ela é vazia de pecado, e que em Maria não há pecado não por força dela, mas sim por pura graça de Deus e por isso que para nós nos enchermos de Deus é preciso nos esvaziar do pecado”.
FOTO: ELIS MUNGO
Monsenhor Miguel Valdrighi explica sobre o Ano da Fé que teve início em Outubro de 2012 e se encerra em Novembro deste ano
Diante deste chamado em que os católicos são convidados a comungar não só da eucaristia, mas também da oração, adoração, reconciliação, de boas ações, o Ano da Fé, além de fazer parte do 10º Caminhando com Maria, ainda convida a todos para a preparação e a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho deste ano.
Diego Linares, 26, da comunidade Nossa Senhora Aparecida, envolvido ativamente nas ações da igreja há onze anos e responsável pelo acampamento Joam (Jovens Adolescentes em Missão) em sua paróquia, fala de sua expectativa para a JMJ: “Desde o ano passado, Deus suscitava em meu coração o desejo em participar da JMJ. Conversei com meu pároco e alguns adultos de minha paróquia para receber auxílio e orientação e graças a Deus fui encorajado para começar a organizar essa viagem”.
Linares revela que contou com a ajuda das redes sociais para mostrar aos amigos que existia o interesse em participar da JMJ. “A partir desse momento, marquei uma reunião com os interessados na igreja, onde expliquei detalhadamente como tudo funcionaria”.
Com essa iniciativa, Linares conseguiu fechar um grupo com 21 jovens, que desde o ano passado, realiza diversas ações na comunidade para conseguir reduzir as despesas da viagem. “Graças a Deus consegui encontrar 20 jovens que querem dividir o mesmo sonho que o meu.”
FOTO: ARQUIVO
Jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Presidente Prudente, que se preparam para estar na JMJ , em julho deste  ano, no Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.