quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Colegiado Diocesano de Pastoral se integra ao Caminhando com Maria


FOTOS: MARCO BERALDO


          O casal responsável por fazer o elo entre o clero, ECC (Encontro de Casais com Cristo) e a equipe dirigente do 10º Caminhando com Maria, Gerson Miguel de Tilio e Isabel Cristina de Tilio, estiveram na noite de terça-feira (26/02) divulgando o evento junto ao Colegiado Diocesano de Pastoral, coordenado pelo padre Wilson Lobo, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Presidente Venceslau.
















         Durante, o encontro, realizado na Cúria Diocesana, os membros do colegiado receberam cartazes e panfletos com a programação do Caminhando com Maria, que será realizado no dia 1º de maio de 2013, em Presidente Prudente. No entanto, a preparação para a caminhada com a imagem peregrina de Maria começará no dia 28 de abril, com um Tríduo à Nossa Senhora Aparecida.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

“Evento será bom para crescimento espiritual”, diz padre


Elis Mungo
 FOTOS: MARCO BERALDO
Coordenadora do 10º Caminhando com Maria, Claudinéia Ramos entrega cartazes para os padres da 1ª Região com a programação do evento
Os coordenadores do 10° Caminhando com Maria, o casal José Reginaldo Ramos e Claudinéia Ramos, e o responsável por fazer o elo entre o clero, ECC e equipe dirigente, Gerson Miguel de Tilio, estiveram presentes na reunião com o clero da 1ª Região da Diocese de Presidente Prudente para pedir a colaboração dos párocos em relação à divulgação do evento. Estiveram presentes 20 padres no encontro, que foi realizado na manhã de hoje (26/02), na Cúria Diocesana.
Gerson Miguel de Tilio pede a colaboração dos padres na indicação de um casal da comunidade para fazer a ligação com a Equipe Dirigente do Caminhando com Maria

Gerson de Tilio falou da importância de poder contar com todas as paróquias e do apoio imprescindível dos padres, além de pedir para que cada sacerdote indique um casal ou uma pessoa para que possa ser o contato entre a equipe do Caminhando com Maria e as paróquias. “Esse elo é essencial, essa reunião é um start, pois quando juntamos os leigos e o clero fica uma química perfeita e os resultados com certeza serão acima do esperado”, esclarece Gerson.
Assim que os representantes de cada paróquia forem escolhidos, será marcado um novo encontro para entrega de um kit contendo cartazes, panfletos e adesivos do 10° Caminhando com Maria.
O monsenhor José Antônio Lima, da Catedral de São Sebastião de Presidente Prudente, explicou para o clero como será o evento e aproveitou para dizer que “esse evento também é um convite para as pessoas que querem pagar alguma promessa e não podem ir até Aparecida do Norte”.
Monsenhor José Antônio Lima, pároco da Catedral São Sebastião de Presidente Prudente, de onde surgiu a ideia do Caminhando com Maria
O padre responsável pela 1° Região, Alex João de Santana, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, do distrito de Montalvão, acredita na iniciativa e convida a todos a abraçar a causa. “Esse evento será muito bom para o crescimento espiritual de toda comunidade, que nós possamos levar Maria a todas as famílias”.
Padre Alex João de Santana, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, do distrito de Montalvão, é o responsável pelo clero da 1° Região
A próxima divulgação será no dia 05 de março em Martinópolis, durante a reunião do clero da 2° Região.

Reunião com padres da 1ª Região da Diocese de Presidente Prudente




Tema do 10° Caminhando com Maria é reflexo do Ano da Fé

Elis Mungo

A Diocese de Presidente Prudente, que se prepara para o 10° Caminhando com Maria, a ser realizado no dia 1° de maio, nomeou como tema central do evento “Maria: modelo de fé e discípulo missionário”. Isto porque de outubro de 2012 a novembro de 2013 o Papa Bento XVI decretou como sendo o Ano da Fé. No decorrer deste período, o Papa chama todos os católicos para se aprofundar no conhecimento dos mistérios de Cristo e testemunhar com alegria o dom da fé em Deus.
De acordo com o bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos “a caminhada vem de encontro com o que a Igreja propõe, que é a pessoa de Maria como modelo de fé e de discípulo missionário”.
            O monsenhor Miguel Valdrighi explica que, no transcorrer deste tempo, é oportuno que todas as reflexões sejam apontadas para o Ano da Fé. “Este período também serve para que a Igreja repense o anúncio da fé. Infelizmente, no mundo de hoje, vivemos grandes dificuldades de um abandono de fé”, acrescenta o monsenhor.
Além disso, segundo o monsenhor, não basta apenas as reflexões, é necessário mudanças de atitudes: “Se alguém precisa de nós para salvar vidas, ai de nós se fecharmos o nosso coração, daí iremos demonstrar que não temos fé nenhuma. É preciso ajudar a libertar quem está condenado e estender a mão para quem precisa, isso é uma sinal de fé”.
Em relação à caminhada e ao Ano da Fé, o monsenhor diz que “Maria é um chamado para a pessoa de fé e, se,na palavra de Deus Ele a chamou de Maria cheia de graça, nós só podemos entender que ela é vazia de pecado, e que em Maria não há pecado não por força dela, mas sim por pura graça de Deus e por isso que para nós nos enchermos de Deus é preciso nos esvaziar do pecado”.
FOTO: ELIS MUNGO
Monsenhor Miguel Valdrighi explica sobre o Ano da Fé que teve início em Outubro de 2012 e se encerra em Novembro deste ano
Diante deste chamado em que os católicos são convidados a comungar não só da eucaristia, mas também da oração, adoração, reconciliação, de boas ações, o Ano da Fé, além de fazer parte do 10º Caminhando com Maria, ainda convida a todos para a preparação e a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho deste ano.
Diego Linares, 26, da comunidade Nossa Senhora Aparecida, envolvido ativamente nas ações da igreja há onze anos e responsável pelo acampamento Joam (Jovens Adolescentes em Missão) em sua paróquia, fala de sua expectativa para a JMJ: “Desde o ano passado, Deus suscitava em meu coração o desejo em participar da JMJ. Conversei com meu pároco e alguns adultos de minha paróquia para receber auxílio e orientação e graças a Deus fui encorajado para começar a organizar essa viagem”.
Linares revela que contou com a ajuda das redes sociais para mostrar aos amigos que existia o interesse em participar da JMJ. “A partir desse momento, marquei uma reunião com os interessados na igreja, onde expliquei detalhadamente como tudo funcionaria”.
Com essa iniciativa, Linares conseguiu fechar um grupo com 21 jovens, que desde o ano passado, realiza diversas ações na comunidade para conseguir reduzir as despesas da viagem. “Graças a Deus consegui encontrar 20 jovens que querem dividir o mesmo sonho que o meu.”
FOTO: ARQUIVO
Jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Presidente Prudente, que se preparam para estar na JMJ , em julho deste  ano, no Rio de Janeiro

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Coordenadores divulgam evento em Montalvão

Heitor Rodrigues Junior

         O casal coordenador geral do 10º Caminhando com Maria, José Reginaldo Ramos e Claudinéia Ramos, esteve na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no distrito de Montalvão, para divulgar o evento, no último final de semana (17/02). A divulgação foi feita durante a abertura das atividades do ano da Família de Schoenstatt de Presidente Prudente.

FOTOS: HEITOR RODRIGUES JUNIOR

Cerca de 250 católicos participaram das atividades de abertura do ano da Família de Schoenstatt
Estiveram presentes aproximadamente 250 pessoas, pertencentes à Liga das Famílias, Liga das Mães, ao Terço dos Homens e da Campanha da Mãe Peregrina, representando as paróquias São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Mônica, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Mãe da Igreja e São Judas Tadeu.


Evento foi realizado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no distrito de Montalvão
O encontro foi conduzido pela Irmã M. Glaucia Couto e contou com a presença do Padre Alex João de Santana, pároco da comunidade, que falou sobre o Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI.
E foi o Ano da Fé que inspirou a décima edição do Caminhando com Maria, que tem como tema em 2013 “Maria: modelo de fé e de discípulo missionário”. A caminhada será realizada no dia 1º de maio, a partir das 16h, e terá um percurso que começa na Catedral de São Sebastião e termina no Parque do Povo. Pela primeira vez, o evento irá envolver toda a Diocese de Presidente Prudente e contará com uma programação inédita, que começa no dia 28 de abril com um Tríduo de preparação para o recebimento da imagem oficial peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

Casal Mário e Márcia Braga , do Movimento Mariana Braga, divulgaram o evento Celebrai, que vai ser realizado no dia 22 de fevereiro em Prudente e marca os 10 anos do Movimento

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Caminhando com Maria completa uma década em 2013

Elis Mungo

           Inspirada no Ano da Fé, a Diocese de Presidente Prudente se mobilizou para organizar no dia 1° de maio deste ano o 10° Caminhado com Maria, como tema central “Maria: modelo de fé e de discípulo missionário”.
O evento Caminhando com Maria surgiu em 2003, idealizado pelo casal Claudinéia Ramos e José Reginaldo Ramos, membros da comunidade Catedral de São Sebastião de Presidente Prudente. Eles contam que sentiram a necessidade de homenagear à mãe de Jesus: “Ao sair de uma missa naquela época, pensamos Maria, nossa mãezinha, porque não fazermos uma grande homenagem a ela?”
            A caminhada, que completa 10 anos em 2013, é organizada com muito carinho pelo casal. “Agradecemos muito a Deus pela luz em 2003. A caminhada significa um despertar para a vida, um aprofundamento em nossa fé. E Maria faz isso: nós dá essa força e coragem de sermos o que somos, cristãos fervorosos a fim de propagar seu nome pelos quatro cantos da Terra”, revelam os idealizadores.
O casal Sandra e Eduardo Faccioli participa desde a primeira caminhada com os amigos Reginaldo e Claudinéia. “A caminhada é uma forma de expressarmos uma homenagem à nossa Mãe, ver tantas pessoas caminhando com chuva, frio, sem desistir nos fortalece ainda mais”, relatam.
Por opção da própria comunidade, durante esses nove anos, a caminhada não era muito divulgada, apenas um evento para os participantes da Catedral, e para aqueles católicos que ficavam sabendo por outras pessoas.  Durante esses anos, o evento foi ganhando um número expressivo de seguidores. “Começamos com aproximadamente 80 pessoas e o ano passado contamos com a presença de mais de 300 devotos”, pontuam os idealizadores.
            Em 2013, o percurso da caminhada foi modificado (saindo da Catedral rumo ao Parque do Povo), mas nas edições anteriores o trajeto era de 11,5 km. “Nós iniciávamos a caminhada em frente da Catedral, até chegar à Chácara das Palmeiras, em Álvares Machado“, explica o casal Ramos.
            Ao ser questionado pela distância, o casal acentua que “durante o trajeto nós rezamos o terço, e a cada oração, oferecemos pela recuperação dos doentes, pelos desempregados, por todas as famílias, pelo clero. Pedimos força e proteção à Maria para chegarmos até o fim da caminhada”.
FOTO: ELIS MUNGO
Casal Ademar Miyoshi e Margarete Takahashi Miyoshi participou do Caminhando com Maria pela primeira vez em 2012 e já garante a presença neste ano.
O casal Ademar Miyoshi e Margarete Takahashi Miyoshi participou pela primeira vez da caminhada em 2012. “Ficamos sabendo da caminhada durante as reuniões do XX Congresso Nacional do ECC”. Eles lembram que, no começo, ficaram preocupados com a distância “mas chegando lá, vendo a animação das pessoas e sabendo que Maria estava caminhando conosco, fizemos nosso percurso tranquilo”.
Além do apoio da comunidade, os idealizadores contaram nas nove edições do evento com a colaboração de diversos parentes, como sobrinhos, tios, tias, primas, irmãos, pais, mães e os vizinhos, que ficaram incumbidos de preparar a chegada de Nossa Senhora. “Maria era recebida com uma salva de rojões, fazíamos a consagração à Nossa Senhora e os devotos eram recepcionados com um belo café da manhã.”   

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Equipe dirigente firma novas parcerias

Mariana Chiquetto

Parceria: Demerson Dias (PSB), Ed Thomas (PSB), Dom Benedito, Reginaldo Ramos e Valter Ferreira
Membros da equipe dirigente do 10º Caminhando com Maria reuniram-se nas últimas semanas com autoridades públicas em busca de parcerias. Trabalho executado com sucesso, o evento agora conta com o apoio do vereador de Presidente Prudente Demerson Dias (PSB) e do Deputado Estadual Ed Thomas (PSB), que concedeu espaços para divulgação em seu programa de rádio.
Carlos Casagrande fez o convite a Reginaldo Ramos, Valter Ferreira e Dom Benedito para inserir o Caminhando com Maria no calendário de eventos de Prudente
            A caminhada também terá todo o suporte da pasta de Turismo da cidade, que por meio do secretário Carlos Casagrande irá colaborar com a divulgação do evento. “Foi com grande alegria que recebemos o convite do secretário para inserir o Caminhando com Maria no calendário de eventos oficial do município”, comemora Valter Ferreira, um dos membros da equipe dirigente, responsável pelas ‘Relações Públicas’.
            Além de Valter Ferreira e das autoridades, participaram dos encontros o bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos, diretor espiritual do evento, e Reginaldo Ramos, coordenador geral. 

FOTOS: EQUIPE DE COMUNICAÇÃO 10º CAMINHANDO COM MARIA
O 10º Caminhando com Maria contará com o apoio de autoridades públicas em sua realização